Definição Betão Polido
Preparação Colocação
Processo Polimento
Manutenção Betão Polido
Análise, Amostragem, Testes
Desbaste
Reparação
Lixagem
Densificar
Decoração
Polimento
Selagem

ANÁLISE, AMOSTRAGEM, TESTES

Uma análise prévia da superfície de betão é fundamental para o cumprimento dos requisitos mínimos na medida em que as condições desta, afectam a performance do trabalho de polimento. Deste modo, o trabalho só deverá avançar quando as condições da superfície estiverem de acordo com o caderno de encargos.

Pré-requisitos relativos à condição do betão antes do polimento:

Nota:
Nas situações em que o pavimento não respeita as condições acima mencionadas, devem ser levadas a cabo as necessárias reparações para garantir os mínimos acima referidos.

Amostragem

Para garantir a qualidade do resultado final deve ser sempre executada uma amostragem prévia, numa pequena área representativa da obra.

Pelas razões apresentadas na Análise, o resultado das amostras executadas noutros locais não devem ser extrapolados para novas obras.

Estas amostras têm geralmente 25/25cm e são representativas da relação da superfície existente com a cor e o nível de exposição de inertes pretendida pelo cliente. No entanto, as características aferidas numa amostra não representam o comportamento do piso na sua totalidade pois, variações que podem ser encontradas aquando o polimento.  

Testes

Alcalinidade:
Métodos: Medição do PH de acordo com o método indicado no ASTM F 710 Resultados: PH entre 8 e 10

Taxas de transmissão de vapor Métodos:
Teste do cloreto de cálcio anidro de acordo com ASTM F 1869 Resultados: Variando entre 3 a 5 lbs/1000 pés quadrados.

Humidade Relativa Métodos:
Teste de humidade relativa através de sondas de acordo com a norma ASTM E 1097-97 Resultados: Variando entre os valores 75% a 90%.

Mohs:
Teste que analisa o endurecimento e densificação da laje. Estes resultados são importantes para a escolha da matriz do diamante a utilizar na superfície.