Definição Betão Polido
Preparação Colocação
Processo Polimento
Manutenção Betão Polido
Análise, Amostragem, Testes
Desbaste
Reparação
Lixagem
Densificar
Decoração
Polimento
Selagem

PREPARAÇÃO – COLOCAÇÃO DE BETÃO

A realização com sucesso de um pavimento em Betão polido depende de dois fatores:

Base de assentamento da primeira laje de betão

A uniformidade desta base (terreno de intervenção) é imprescindível pois, pequenas elevações e depressões podem causar variações na espessura da laje, promovendo a fissuração desta a longo prazo, aquando sujeita a acções de distensão ou compressão. As fissuras respeitantes destas acções podem ser preenchidas com produtos especializados mas, não podem ser eliminadas.

A humidade inerente do terreno de implantação que surge através da laje, consiste num problema da indústria e afecta o aspeto final do polimento da laje. Assim, a impermeabilização através de uma caixa de ar com elementos de drenagem para a não concentração de vapor é fundamental.

Mistura de Betão

Muitas vezes as superfícies de betão ao serem polidas incluem áreas que foram betonadas em diferentes alturas deste modo, apresentam algumas diferenças. No entanto, convém que o tipo de betão seja todo o mesmo e não de marcas ou lotes diferentes.

Exemplo: Betão Portland

Cura do Betão

A cura do betão deve respeitar as normas vigentes do Artigo 8.º do Decreto de Lei 42/97/M. Se possível esta cura deve ser feita sem o uso de compostos que aceleram este processo pois, a longo prazo pode-se verificar humidade concentrada, no interior da laje.