Sectores Empresariais
Tipo de Acabamento
Fases de Intervenção
Limitações
Qualidade do Betão
Estabilidade
Fibras de Aço

FIBRAS DE AÇO

A capacidade de absorção de energia, a ductilidade, o controlo da fendilhação e a resistência às acções dinâmicas, de fadiga e de impacto são as propriedades  mais beneficiadas pelos mecanismos de reforço das fibras.

As fibras de aço e as de vidro são as mais utilizadas, quer devido ao reforço que proporcionam, quer pelo seu preço e durabilidade. Estes benefícios têm-se repercutido no aumento do número e envergadura das aplicações de betões reforçados com fibras, sendo de destacar os pavimentos térreos de edifícios industriais, entre outros.

Para que as fibras sejam eficazes em termos de reforço é necessário que se impeça a sua segregação durante o processo de amassadura da mistura.

Quando esta situação não é acautelada, no processo de polimento, as fibras aparecem nas camada superior do betão. Esta situação gera grande fissuração aquando o desbaste com os helicópteros, já que a máquina ao passar levanta parte, ou a totalidade destas deixando pequenos buracos, sendo quase impossível o preenchimentos total destes.

A segregação das fibras está relacionada com:

O aumento da esbelteza e percentagem de fibras, bem como, o tamanho e quantidade de inertes graúdos intensifica a tendência para a segregação destas, diminuindo a trabalhabilidade da mistura.

Boa relação entre componentes Má relação entre componentes

Caso se pretenda aumentar a percentagem de fibras sem comprometer a trabalhabilidade da mistura será necessário utilizar composições de granolumetria mais fina, fibras de maior rigidez e de menor esbelteza.