Definição Betão Polido
Preparação Colocação
Processo Polimento
Manutenção Betão Polido
Análise, Amostragem, Testes
Desbaste
Reparação
Lixagem
Densificar
Decoração
Polimento
Selagem

MANUTENÇÃO DO BETÃO POLIDO

Um pavimento em betão polido é bastante resistente e a sua manutenção é bastante acessível tanto a nível económico como ao nível da sua complexidade.

Uma manutenção regular é bastante importante para a manutenção do brilho do betão polido. Se houver diariamente terras ou óleos e detritos é necessário remove-los para prolongar a durabilidade. Assim a limpeza diária com esfregonas macias, detergentes não abrasivos, ou com uma lavadora industrial (com discos almofadados), terão um excelente resultado.

Os detergentes adequados para a limpar este tipo de pavimento são os que têm um PH neutro ou os que são especialmente concebidos para superfícies de betão polido.

Para prolongar a durabilidade do brilho, poderá semanalmente passar-se nas superfícies um polidor. Para os detritos que não podem ser removidos com os detergentes de atrás referidos, utilizam-se produtos especiais.

As seguintes diretrizes gerais ajudam e previnem a danificação de um pavimento polido, uma vez que cada unidade tem diferentes intensidades de tráfego e exposições à abrasão.

Causas para a perda de brilho:

O tráfego diário e os derramamentos podem deteriorar o brilho se não houver uma manutenção apropriada. Produtos de limpeza abrasivos, tal como escovas de aço, por exemplo, vão rapidamente danificar o brilho. A escolha de produtos especificamente concebidos para o tratamento do betão polido vão assegurar a máxima durabilidade.

Químicos inapropriados:

Abrasão

Também é de referir que as fitas autocolantes, devido às propriedades ácidas da cola, também retiram o brilho na zona em que são colocadas. Assim outros métodos devem ser equacionados para a marcação dos pavimentos.